Image and video hosting by TinyPic

PSF, PROG. SAÚDE DA FAMILIA FAZ 10 ANOS NO MS!.

Saúde da Família completa 10 anos com 65 equipes na Capital

O Programa Saúde da Família (PSF) completa 10 anos de implantação em Campo Grande com um total de 65 equipes multidisciplinares que cobrem cerca de 27,02% da população, num total de mais de 190 mil habitantes beneficiados. Para comemorar esses dados, o prefeito Nelson Trad Filho e o governador André Puccinelli realizaram, na manhã desta terça-feira (18/08), a abertura da Mostra comemorativa dos 10 anos de PSF na Capital.

Segundo o prefeito, as comunidades que recebem o programa alcançam os melhores indicadores de saúde, o que comprova a eficácia e contribui para a melhoria da qualidade de vida. “Aprimoramos o serviço com o foco nas comunidades carentes e para a formação de novos profissionais da saúde”, disse Nelsinho lembrando que existem mais cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) em fase de construção. São elas: Uniderp/Anhanguera, Nova Lima, Santa Emília, Batistão e Vida Nova.

Na ocasião, o governador recordou da época em que administrava a Capital, em 1997, quando se deu início ao trabalho dos agentes comunitários de saúde e, em 1999, quando implantou o Programa abrangendo apenas 3% da população. André afirmou, ainda, que em 2004 quando deixou a Prefeitura havia 44 equipes. Hoje, esse número aumentou para mais 21 equipes de PSF.

Balanço – O secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta disse que em quatro anos e meio frente à saúde da Capital pode destacar o andamento do Programa nos últimos anos. Em 2005, a Sesau primou pelo melhoramento do Programa. Já em 2006, implantou o trabalho dos agentes comunitários de endemias e, em 2007, organizou o vínculo estatutário. “Nosso objetivo agora é aumentar a resolutividade e transformar as unidades básicas em estratégicas”, informou o secretário.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi, o Estado financia Nasf e Caps em todos os municípios. “Em Mato Grosso do Sul, cobrimos 60% da população com a saúde da família, chegando a 100% em vários municípios”, informou Dobashi, que lembrou do programa “Viva seu Bairro” iniciado em Campo Grande durante sua gestão na Sesau.

Homenagem – Por meio da lei 6.659, o dia 18 de agosto foi estabelecidos como o Dia Municipal da Equipe de Saúde da Família em Campo Grande. Participaram da solenidade o deputado estadual professor Rinaldo, o vereador Paulo Siufi, o reitor da UCBD Pe. José Marinone, o representante da Fiocruz, Rivaldo Venâncio da Cunha e os profissionais de saúde que atuam nas equipes do PSF na Capital. O evento foi realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes.

0 comentários:

Postar um comentário

ORAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Acalma meu passo, apressado, ó Senhor, torna-me um instrumento mais eficaz da tua misericórdia.

Abençoa a minha mente para que eu não seja indiferente ou insensível, mas esteja atento às necessidades do irmão que sofre.

Abençoa meus olhos para que estejam abertos para reconhecer o teu rosto no rosto de cada doente, leva-me a descobrir a luz e os tesouros interiores de cada um.

Abençoa meus ouvidos para que acolham as vozes dos que pedem para serem escutados e respondam as mensagens dos que não sabem expressar-se.

Abençoa minhas mãos para que não permaneçam fechadas e indiferentes, mas transmitam calor e proximidade a quem precisa de uma presença amiga.

Abençoa os meus lábios para que não pronunciem frases feitas de palavras vazias, mas transmitam compreensão e carinho de um coração que ama.

Biblioteca de Siglas.

(ACS - Agente Comunitário de Saúde.) - ( ACE - Agente de Combate de Endemias.) - ( PACS - Programa Agente Comunitário de Saúde.) - (PSF - Programa Saúde da Família.) - ( SUS - Sistema único de Saúde.) - ( USF - Unidade Saúde da Família.) - (UPA - Unidade de Pronto Atendimento.) -( SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.) - ( CRAS - Centro de Referência da Ação Social.) - ( HA. - Hipertensão Arterial.) - ( DIA. - Diabete.) - ( TB. - Tuberculose.) - ( GES. - Gestante.) - (PCC - Plano de Cargo e Carreira) - (PCCV - Plano de Cargo Carreira e Vencimentos.) - (PAD - Prêmio de Avaliação de Desempenho.) - (GDF - Gratificação por Local de Fixação.) - (PL - Projeto de Lei.) - (EC - Emenda Constitucional.) - (PEC - Projeto de Emenda Constitucional.) - (RH - Recurso Humano.) - (CONASS - Conselho Nacional de Secretários de saúde.) - (CONASEM - Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde.) - (SMS - Secretária Municipal de Saúde) - (SAM - Secretária de Admistração do Município) - (IPM - Instituto de Previdência do Município)