Image and video hosting by TinyPic

ACS SERÁ SUBSTITUIDO POR ACS EM SÃO GONSALO!

Município de São Gonçalo terá que realizar concurso público até maio de 2010

Rio - O Município de São Gonçalo terá que realizar concurso público para substituir os agentes comunitários de saúde contratados por aqueles aprovados até maio de 2010. O Governo municipal assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho em Niterói, comprometendo-se a regularizar o quadro de trabalhadores contratados sem a devida forma legal.

Em caso de descumprimento, o Município estará sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 1 mil por cada trabalhador encontrado em situação irregular. O procedimento investigatório foi conduzido pelo procurador do Trabalho Patrick Maia Merísio.

Ficou estabelecido no TAC que o processo seletivo deverá ser realizado mediante prova teórica e prática, sendo vedado quaisquer critérios discriminatórios como, por exemplo, a análise curricular. Também estará proibida a preferência daqueles que prestam ou prestaram serviços para o Município como contratados ou terceirizados.

Como parte do compromisso firmado, também deverá ser implementado um programa de qualificação permanente a todos os agentes comunitários em um período compatível ao do trabalhador. A instituição selecionada deverá ser aprovada pelo Ministério Público do Trabalho.

“O concurso público é essencial para a garantia de isonomia e o fim dos apadrinhamentos políticos. Além disso, está vinculado à eficiência do serviço público, revelando-se a escolha com base no sistema de mérito, com o repúdio a arbitrariedades e privilégios desproporcionais”, afirmou o procurador do Trabalho.

O TAC foi assinado pelo procurador do Trabalho Patrick Maia Merísio, pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde de São Gonçalo, Daniel da Silva Júnior, e pelo Procurador-Geral do Município, Hugo Leonardo Penna Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário

ORAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Acalma meu passo, apressado, ó Senhor, torna-me um instrumento mais eficaz da tua misericórdia.

Abençoa a minha mente para que eu não seja indiferente ou insensível, mas esteja atento às necessidades do irmão que sofre.

Abençoa meus olhos para que estejam abertos para reconhecer o teu rosto no rosto de cada doente, leva-me a descobrir a luz e os tesouros interiores de cada um.

Abençoa meus ouvidos para que acolham as vozes dos que pedem para serem escutados e respondam as mensagens dos que não sabem expressar-se.

Abençoa minhas mãos para que não permaneçam fechadas e indiferentes, mas transmitam calor e proximidade a quem precisa de uma presença amiga.

Abençoa os meus lábios para que não pronunciem frases feitas de palavras vazias, mas transmitam compreensão e carinho de um coração que ama.

Biblioteca de Siglas.

(ACS - Agente Comunitário de Saúde.) - ( ACE - Agente de Combate de Endemias.) - ( PACS - Programa Agente Comunitário de Saúde.) - (PSF - Programa Saúde da Família.) - ( SUS - Sistema único de Saúde.) - ( USF - Unidade Saúde da Família.) - (UPA - Unidade de Pronto Atendimento.) -( SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.) - ( CRAS - Centro de Referência da Ação Social.) - ( HA. - Hipertensão Arterial.) - ( DIA. - Diabete.) - ( TB. - Tuberculose.) - ( GES. - Gestante.) - (PCC - Plano de Cargo e Carreira) - (PCCV - Plano de Cargo Carreira e Vencimentos.) - (PAD - Prêmio de Avaliação de Desempenho.) - (GDF - Gratificação por Local de Fixação.) - (PL - Projeto de Lei.) - (EC - Emenda Constitucional.) - (PEC - Projeto de Emenda Constitucional.) - (RH - Recurso Humano.) - (CONASS - Conselho Nacional de Secretários de saúde.) - (CONASEM - Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde.) - (SMS - Secretária Municipal de Saúde) - (SAM - Secretária de Admistração do Município) - (IPM - Instituto de Previdência do Município)