Image and video hosting by TinyPic

ACS E ACE, SÃO CAPACITADOS EM SÃO JOÃO DO PARAISO SOBRE LEISHMANIOSE.

Vigilância em Saúde promove palestra sobre leishmaniose

29-Jul-2009

A Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso realizou na quinta-feira, uma tarde de estudo sobre os mais diversos temas sendo o de maior destaque: a leishmaniose. Os estudos foram voltados aos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF), agentes epidemiológicos, Vigilância Sanitária, Ambulatório de Infectologia, planos de saúde do município, Santa Casa de Misericórida e funcionários da Diretoria de Saúde.

A palestra sobre leishmaniose foi realizada pelo médico veterinário Andrei Nascimento, vindo de Araçatuba-SP, exclusivamente para falar sobre o tema. De acordo com ele, Paraíso ainda não é uma área que representa perigo, se comparada à cidades como Bauru, Araçatuba, Belo Horizonte e outras, o­nde a leishmaniose atinge mais de 50% da população dos caninos e o pior, a maioria deles não apresentam sintomas da doença mas são hospedeiros e podem transmitir a doença aos mosquitos flebetomineos.

Ainda segundo Andrei, o homem contrai a doença através da picada do mosquito flebotomíneo infectado, também chamado de mosquito palha ou birigui; ou através de transfusão de sangue. “Por serem muito pequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas. São mais comumente encontrados em locais úmidos, escuros e com muitas plantas. Outro cuidado se dá através do uso de repelentes, nos seres humanos, e da coleira nos cães”, explica o veterinário.

Outra observação importante é que a doença nos caninos não tem tratamento nem cura, pois é impossível eliminar 100% dos parasitas dos cães, “os sinais da doença podem até desaparecer, mas mesmo assim o cão continua doente e transmitindo a doença. Existe até lei que fala em eutanásia nesses casos”. E, assim que o primeiro caso positivo aparecer em cães, pode-se esperar que de 12 a 18 meses aparecerá casos em humanos. Por isso frisamos tanto a prevenção, que se dá através do uso da coleira”, comenta Andrei.

Em seguida houve a palestra do veterinário responsável pelo canil da Prefeitura, Hilton Gomes Furtado, que falou sobre a raiva animal e enfatizou a necessidade de vacinar os cães e gatos para evitar a doença. “Somente através da vacinação anual é que se pode prevenir a raiva, que apesar de não parecer, é uma doença que também mata”. Ele repassou os dias da vacinação anti-rábica na zona rural e relembrou que no município ela ocorrerá nos dias 8 e 15 de agosto. O responsável pelo canil, Gustavo João Bernardino, explicou sobre o funcionamento da vigilância ambiental, que engloba a qualidade das águas do município, o ecoponto e o canil municipal.

O encerramento foi feito pela coordenadora do Controle de Zoonoses, Juliane Cristina Amorim, que falou sobre as doenças epidemiológicas mais comuns no município como a dengue e o fluxo das notificações. Também solicitou aos agentes comunitários de saúde e aos epidemiológicos a colaboração na divulgação para a população quanto a prevenção de doenças endêmicas e o controle de insetos e vetores.

O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas e também serviu como reciclagem para os funcionários atualizarem seus conhecimentos. Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião do Paraiso

0 comentários:

Postar um comentário

ORAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Acalma meu passo, apressado, ó Senhor, torna-me um instrumento mais eficaz da tua misericórdia.

Abençoa a minha mente para que eu não seja indiferente ou insensível, mas esteja atento às necessidades do irmão que sofre.

Abençoa meus olhos para que estejam abertos para reconhecer o teu rosto no rosto de cada doente, leva-me a descobrir a luz e os tesouros interiores de cada um.

Abençoa meus ouvidos para que acolham as vozes dos que pedem para serem escutados e respondam as mensagens dos que não sabem expressar-se.

Abençoa minhas mãos para que não permaneçam fechadas e indiferentes, mas transmitam calor e proximidade a quem precisa de uma presença amiga.

Abençoa os meus lábios para que não pronunciem frases feitas de palavras vazias, mas transmitam compreensão e carinho de um coração que ama.

Biblioteca de Siglas.

(ACS - Agente Comunitário de Saúde.) - ( ACE - Agente de Combate de Endemias.) - ( PACS - Programa Agente Comunitário de Saúde.) - (PSF - Programa Saúde da Família.) - ( SUS - Sistema único de Saúde.) - ( USF - Unidade Saúde da Família.) - (UPA - Unidade de Pronto Atendimento.) -( SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.) - ( CRAS - Centro de Referência da Ação Social.) - ( HA. - Hipertensão Arterial.) - ( DIA. - Diabete.) - ( TB. - Tuberculose.) - ( GES. - Gestante.) - (PCC - Plano de Cargo e Carreira) - (PCCV - Plano de Cargo Carreira e Vencimentos.) - (PAD - Prêmio de Avaliação de Desempenho.) - (GDF - Gratificação por Local de Fixação.) - (PL - Projeto de Lei.) - (EC - Emenda Constitucional.) - (PEC - Projeto de Emenda Constitucional.) - (RH - Recurso Humano.) - (CONASS - Conselho Nacional de Secretários de saúde.) - (CONASEM - Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde.) - (SMS - Secretária Municipal de Saúde) - (SAM - Secretária de Admistração do Município) - (IPM - Instituto de Previdência do Município)